A LÍNGUA
PORTUGUESA
NO CONTEXTO MUNDIAL
Levado para os quatro cantos do mundo a partir do século XV, com a expansão comercial no Oriente e as descobertas marítimas e colonização das terras descobertas, o Português ocupa hoje a honrosa posição de terceira língua mais falada no mundo ocidental, a quinta do mundo, a segunda entre as línguas latinas, e a primeira na América do Sul. É uma responsabilidade e tanto para os povos lusófonos, que reconhecidamente contribuem para a paz e convivência harmoniosa entre as diferentes nações da terra.
O Brasil é o mais importante país lusófono, com uma população que se aproxima rapidamente dos 200 milhões de habitantes (atualmente são quase 189 milhões, conforme dados do IBGE), um território continental com 8 milhões e meio de quilômetros quadrados e um mar territorial de 4 milhões e meio de quilômetros quadrados, hoje a oitava economia do mundo, crescendo celeremente para galgar posições.
Na África, o Português é a língua oficial e a primeira língua materna de cinco países (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe), sendo que Angola e Moçambique exercem papel de grande importância no contexto africano e mundial, fortalecendo cada vez mais suas posições e incrementando sua importância política e econômica, graças ao desenvolvimento acelerado no contexto da paz interna finalmente alcançada.
Na Europa, Portugal, é um país importante, quer pela sua história quer pela sua participação no presente, e pelos laços que mantém com seus ex-territórios ultramarinos, detendo total homogeneidade linguística (o que não ocorre por exemplo na vizinha Espanha, onde a língua oficial é o castelhano, língua materna na província de Castela, mas outras províncias se expressam em línguas autônomas, como o catalão, o galego e o basco).
A presença da Língua Portuguesa na Europa não se restringe a Portugal. Com efeito, por motivo de expressiva emigração em décadas passadas, importantes comunidades portuguesas participam ativamente da vida econômica, social, cultural e política de inúmeros países europeus, tais como França, Suiça, Luxemburgo, Alemanha, etc.
Na Ásia, a Língua Portuguesa continua presente em inúmeras regiões, como língua materna de muitas comunidades, embora sem status de língua oficial de nenhum país desse continente. No Japão, uma atuante comunidade de origem brasileira, com cerca de 300 mil, embora integrados na sociedade local, mantem viva sua língua materna no seio da comunidade, com escolas, jornais e programas de rádio e televisão em português.
Na Oceania, Timor Leste, integrante do império português durante 4 séculos, obteve sua independência política em 1975, mas sofreu, logo a seguir, invasão da Indonésia, que promoveu verdadeiro massacre dos timorenses (um genocídio que matou cerca de um terço da população 4 ), e proibiu drasticamente o uso da língua portuguesa, num processo terrível que durou mais de 25 anos. Com supervisão da ONU e ajuda de Portugal, Timor reconquistou sua independência, e, em plebiscito de âmbito nacional, escolheu a língua portuguesa como língua oficial, ao lado do tetum (que é a língua autoctone). Escolheu a Língua Portuguesa como símbolo de sua identidade nacional e de sua maneira de ser no mundo. Os timorenses recebem ajuda do Brasil, através da Agência Brasileira de Cooperação Internacional, com colaboração de instituições universitárias brasileiras (FINTEC, Universidade Mackenzie, UniMontes, UniSanta e UniRio), para ensino/aprendizagem do português.
João J. Peralta
Todos os Direitos Reservados © Instituto Tropical